Você é o tipo de pessoa que consegue ter o privilégio de dormir por um tempo ininterrupto? Ou cumpre pelo menos aquelas 8 horas de sono conforme preveem os especialistas? Sabe o que é ter um sono harmônico e restaurador de energias?

 

 

Obter boas noites de sono regularmente é um segredo milenar para uma vida mais saudável e longa.

Isso mesmo, dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, ter disposição e prevenir doenças crônicas.

Dormir pouco afeta diretamente as atividades que exigem concentração, causa problemas de memória, aumenta a irritação, o nervosismo e estresse e por fim, todo esse conjunto acaba por prejudicar as funções que regem o nosso próprio organismo.

 

PRATIQUE EXERCÍCIOS

Considere que a prática de exercícios pode ser seu aliado na hora de ser contemplado com um sono revigorante. Isso porque estudos têm demonstrado que uma rotina diária de exercícios físicos impõe que o tempo de sono seja estendido naturalmente, uma vez que desta forma se tem a redução dos níveis de estresse e aumentando o cansaço. Tais práticas beneficiam também outros aspectos ao aliviar problemas que em sua maioria são oriundos do sono como a apneia do sono, a síndrome das pernas inquietas, acordar no meio da noite e não conseguir mais dormir, juntamente ao contratempo na hora de dormir.

Incluir na sua rotina ainda que em poucos minutos a prática de exercícios físicos, já incide em grande diferença na qualidade do sono. Os horários da manhã e da tarde, certamente são as melhores escolhas para quem busca a qualidade do sono, pois estes horários potencializam os benefícios das práticas físicas para o sono. Isso ocorre porque pessoas que atuam nas primeiras horas do dia tem ciclos de sono mais profundos do que aquelas que exercitam nas demais horas disponíveis, devido a melhor disposição do organismo e a maior a produção de endorfina. Outro fator contribuinte, é que na parte da manhã a temperatura corpórea está ligeiramente elevada aumentando a eficiência dos músculos e consequentemente da ginástica.

 

 

 

FIQUE ATENTO!

Outra dica para uma noite revitalizante, é tentar acalmar a mente ao deitar, percebendo cada parte do corpo, focando nos movimentos de sua própria respiração. Evite também o consumo de gorduras e carboidratos simples à noite, estes alimentos alteram o sono e quanto mais tarde forem ingeridos, maior a interferência no descanso padrão. Essências como lavanda produzem um aroma relaxante na hora do descanso. Está comprovadamente que dormir com a televisão ligada, engorda. Em virtude disso, procure deixar todo o ambiente escuro e sem ruído, diminuindo toda a luminosidade da casa em até uma hora antes de deitar. E ainda que os novos smartphones possuem a função de redução do brilho de tela, o uso de celulares nesses momentos retardam o início do sono. Ingerir algo que contenha a substancia de cafeína próximo ao horário do repouso, também será prejudicial para o objetivo de uma boa noite de sono, isso porque a cafeína fica presente na nossa corrente sanguínea por aproximadamente nove horas. Sabendo disso, tente criar uma rotina que preserve um horário certo de ir dormir. Todos esses fatores irão contribuir para que você durma intensamente. A sua saúde irá agradecer e ao decorrer dos anos posteriores, será notório os benefícios adquiridos a si próprio em função dessas novas práticas.

 

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.