Quem diria que uma brincadeira de criança poderia se tornar um grande exercício, desde que seja executado da maneira correta, pelas pessoas certas e com determinados objetivos. Apesar de parecer simples, pular corda requer determinados cuidados e a prática tem que ser focada em alguns pontos.


corda

Quem vai se exercitar apenas pulando corda, precisa ter certa consciência sobre os objetivos e também sobre os conceitos de intensidade e volume. Dificilmente uma pessoa comum vai conseguir pular corda durante 15 minutos ou mais, gerando assim um volume satisfatório. Desta maneira, o mais ideal é utilizar este exercício de maneira intervalada. Isto por que assim será possível ter um volume relativamente bom e o principal objetivo para este caso, que é o emagrecimento, também será beneficiado. Sem sombra de dúvidas, para quem busca eliminar gordura, pular corda pode ser um exercício altamente indicado, desde que a pessoa tenha um perfil para este tipo de exercício.

No que se refere a este perfil, uma pessoa com sobrepeso ou em estado de obesidade, vai gerar um impacto bastante elevado em todas as articulação de membros inferiores, sendo que neste caso, o custo-benefício não é bom. Pelo mesmo motivo, alguém com qualquer problema de origem articular em membros inferiores, não devem pular corda, pelo impacto que a fase de pouso proporciona.

Evite pular corda por mais de 1 ou 2 minutos, pois devido a elevada intensidade do exercício e a necessidade mínima de coordenação motora, a fadiga vai atrapalhar a execução. Com tanta dinâmica, o exercício de pular corda pode ser uma excelente alternativa para quem busca emagrecer e perder gordura.

treino-pulo-secar-barriga-01

É muito importante usar um tênis adequado, sendo que o mais indicado são os calçados de corrida, por seu amortecimento e estabilidade na pisada. Além disso, o piso deve ser liso e de preferência com algum revestimento em borracha, para reduzir o impacto.

Além disso, com a prática constante, será possível conseguir uma boa tonificação de membros inferiores, devido a intensidade elevada. Coxas, glúteos e panturrilhas podem ficar bastante desenvolvidas e tonificadas. Se o objetivo, além de eliminar gordura, seja a tonificação, o indicado é fazer pelo menos um treino de membros superiores por semana, para que não ocorra uma assimetria muscular.

Isto mostra que quem quer de fato perder peso, tem diversas possibilidades. Uma corda para esta prática praticamente não ocupa espaço e pode ser levada para qualquer local. Por isso, deixe as desculpas de lado e comece a pular corda! Bons treinos!

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Enviar