Quem é que não espera o final de semana para dar aquela relaxada e se ver livre do estresse? É natural do ser humano querer descanso depois de uma rotina longa de trabalho, estudo e etc. O ano vai passando e a correria habitual somam com as preocupações e formam o cansaço. Que tal aproveitar e tirar um final de semana relaxante? Você merece! E, não é preciso passar dias em silêncio absoluto. De acordo com a Fisioterapeuta Tatiana Matsuda, ”Para ficar com o pique novo é necessário cuidar do cardápio, do corpo e da mente”. Você não precisa gastar rios de dinheiro em um Spa, por exemplo. Vamos te dar dicas que podem ser feitas em casa mesmo. (Seguindo pelo menos algumas delas, sua segunda-feira será pura energia e bom-humor.

escalda-pes-586x390Relaxe os pés
Cuide também dos seus pés, que carregam seu peso o ano inteiro com um escalda-pés relaxante que estimula a circulação sanguínea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado.

Para dar esse presente a seus pés, siga esses passos. Separe os seguintes itens:
– Bacia/ ou mini-ofurô
– Água quente
– Óleo essencial de lavanda e alecrim
– Sal grosso/ ou bolinha de gude

Em uma bacia, coloque a água quente e acrescente as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos, ou seja, pontos do corpo onde há maior acúmulo de energia, por causa das tensões que aparecem no dia a dia.

Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedade relaxante, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, irá desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. “Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo.

Você pode fazer uma massagem alto relaxante usando  uma bolinha macia, como a de tênis, pode massagear a planta dos pés com facilidade e de forma muito eficaz. Nos pés existem pontos de reflexologia que correspondem aos órgãos, glândulas e estruturas do corpo. Ao massagear esses pontos reflexos, reduzimos as tensões em todo o corpo”, diz o especialista.

Como fazer: em pé, com um pé na frente e outro atrás, mantendo o peso do corpo na perna de trás, use a bolinha para massagear a planta do pé que está na frente. Transferindo o peso do corpo para frente e para trás ao mesmo tempo em que rola a bolinha por toda planta do pé. Alguns pontos são mais doloridos do que outros, nesse caso mantenha a bolinha nos pontos doloridos por alguns segundos, ou até que a dor diminua. Normalmente cinco minutos de massagem em cada pé são suficientes para relaxar o corpo.

Faça a automassagem sobre uma superfície antiderrapante e com os pés descalços. A massagem não deve ser dolorida, ao contrário deve aliviar a dor, por isso respeite seu limite de dor ao realizar a técnica.

Pele revigorada

Para dar uma melhorada rápida na pele, muita gente recorre às máscaras caseiras. De acordo com a esteticista Maria Da Graça Eggers, elas não são proibidas, mas exigem muito cuidado: “há receitas de máscaras com limão, maçã e outras frutas cítricas que podem manchar a pele. O açúcar e o fubá também não devem ser usados mais de uma vez por mês no rosto, pois são esfoliantes muito fortes”.

A esteticista recomenda a máscara abaixo que traz mais luminosidade à pele cansada:

Receita:
6 morangos batidos
1 clara de ovo
1 colher (sobremesa) de mel

Misture os ingredientes até obter uma mistura cremosa e aplique na pele por 20 minutos
mascara-de-morango-1406762886907_956x500

Cardápio desintoxicante
As frutas são uma ótima opção para desintoxicar, pois a maioria deles possuem enzimas que atuam no fígado e na eliminação de impurezas. Não abuse do chá verde, apesar de suas propriedades diuréticas, pois ele contém cafeína, o que pode levar sua tranquilidade para longe.

A castanha do pará contém selênio, que favorece o bom humor, mas seu consumo não deve ultrapassar duas unidades diárias, lembrando que as oleaginosas em geral são bastante calóricas.

Abuse dos peixes, pois o ômega 3 contido neles aumenta a produção dos receptores de neurotransmissores como a serotonina. Abaixo, confira um cardápio para dois dias elaborado pela nutricionista Daniela Cyrulin, que promete mais energia e desintoxicação. É importante que após esses dois dias, você não repita o cardápio e volta à sua dieta normal (que deve ser sempre equilibrada e saudável, no entanto).

suco_de_laranja

Dia 1: 

Café da manhã:
1 xícara de chá verde + 1 fatia de pão integral com queijo cottage e geleia de amora Lanche da manhã: 1 punhado de oleaginosas (castanha do Pará, nozes, amêndoas) + 1 copo de suco de laranja

Almoço:
Broto de alfafa, agrião,talos de salsão, maçã verde sem casca em cubos + 3 colheres de sopa de arroz integral com tomate picado + 1 filé de salmão assado dentro do envelope de papel alumínio com shitake picado refogado
Sobremesa: 1 pêssego Lanche da tarde: 1 taça com salada de frutas + 1 tablete de chocolate meio amargo pequeno (30g)

Jantar:
Folhas verdes com nozes picadas + 1 quadrado de lasanha de peito de peru, queijo cottage e molho de tomate fresco com manjericão

Ceia:
1 xícara de chai indiano diluído no leite desnatado

Dia 2
Café da manhã:
½ mamão papaya com ½ pote de iogurte desnatado e 2 colheres de sopa de aveia em flocos + 1 xícara de infusão de pó da raiz de ginseng com mel

Lanche da manhã:
1 copo de suco de maçã, laranja e clorofila + 3 damascos secos

Almoço:
Rúcula, alface, fatias de salmão defumado 1 filé de truta assado com raspas de limão, alecrim e tomate cereja + 3 colheres de sopa de arroz 7 grãos + ½ concha de lentilha
Sobremesa: 1 fatia de abacaxi Lanche da tarde: 1 taça de açaí batido com banana e pó de guaraná e 1 colher de sopa de granola

Jantar:
1 prato de canja (feita com arroz, batata em cubos, peito de frango, talo de salsão e temperos) + 1 colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado

Ceia:
1 xícara pequena de cappuccino light

Bom apetite, bom descanso e uma segunda repleta de energia pra você! :*

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Enviar