Algum momento de sua vida você já deve ter ouvido falar sobre o tal do Detox. Ele é a abreviação de desintoxicação, normalmente usado num contexto para falar numa limpeza interior do corpo através da medicina alternativa.

As bebidas Detox são uma combinação não muito complicada de vários alimentos como frutas, vegetais, sementes, raízes e legumes, escolhidos especialmente por causa de serem ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes e propriedades desintoxicantes que auxiliam todo o corpo a ter um bom funcionamento.

O consumo desses sucos resultam numa maior eficiência do sistema digestivo, um sistema imunológico mais forte, muita mais energia, um corpo mais hidratado, pele mais limpa e mais bonita e ajuda também na redução dos problemas da acne.

suco-detox-emagrece

Como eles funcionam?

Desintoxicação, ou limpeza, é um processo que requer a circulação de líquidos desintoxicantes através do corpo, de modo que os órgãos que são responsáveis ​​por estas funções (como o fígado, os rins, pulmões e a pele) pode desempenhar as suas tarefas com mais facilidade, sem ser sobrecarregado.

A fim de ajudar o organismo a eliminar as toxinas presentes no corpo, é possível fazer uso da dieta Detox, sucos e shakes.

Durante o processo, é essencial beber muita água —  um dos melhores desintoxicantes naturais —, consumir muitos superalimentos – alimentos ricos em nutrientes que fornecem aminoácidos, vitaminas, minerais e outros nutrientes de uma forma bem natural — e, se for o caso, evitar bebidas alcoólicas, café e cigarros.

detox-letras-620x330

Os sucos Detox podem ser perigosos?

Os sucos Detox não apresenta qualquer problema de saúde, a não ser se você é intolerante ou alérgico a algum ingredientes específico, ou tem uma condição especial de saúde.

Apesar de ser nutricionalmente rica, sucos de desintoxicação não devem ser usados como substituto de refeição. Obviamente, o exercício físico e uma dieta rica e equilibrada continuará a ser uma prioridade.

Qual os melhores ingredientes e quais são seus efeitos?

Por causa do seus valores nutricionais, esse são os alimentos mais populares utilizados nos sucos Detox:

Abacate, aipo, repolho, espinafre, hortelã, pepino,frutas vermelhas, tomate, cenoura, laranja, sementes de linhaça, chia, abacaxi, limão, maça, coco e gengibre.

Para preparar um bom suco Detox, sempre adicione alguns desses ingredientes e certifique-se de observar atentamente as cores, como a cor de cada alimento pode ser associado a um efeito específico. Dê uma olhada na tabela abaixo:

Frutas de coloração vermelha são ricas em substâncias que reduzem e reparam o dano celular. Eles têm propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de câncer, previne problemas cardíacos e protege os vasos sanguíneos.

Laranja ou alimentos de cor amarela são antioxidantes importantes que inibem os radicais livres de agirem, retardam o envelhecimento, favorecem a visão, ajudam a fortalecer as defesas do sistema imunológico e auxiliam o metabolismo da gordura.

Alimentos verdes, especialmente os escuros, contêm uma grande quantidade de minerais, especialmente o magnésio e o cálcio, que ajudam a melhorar a saúde e densidade dos ossos. A maioria destes alimentos também podem ser importantes para diminuir o nível do colesterol e na proteção contra as células cancerígenas.

Alimentos roxos e azuis são ricos em antioxidantes e vitaminas essenciais para manter você saudável. Por exemplo, os mirtilos podem ajudar a prevenir o Alzheimer e as doenças neurológicas.

1

Quais são as melhores receitas?

Embora não haja essa coisa de melhor receita, você pode escolher os melhores ingredientes para usar. Confira nossas sugestões de sucos Detox e shakes, para que você possa se beneficiar de cada ingrediente em apenas uma bebida.

  • Suco Detox Desintoxicante: 1 fatia de melão, 1 fatia de abacaxi, hortelã fresca, 1 pedaço pequeno de gengibre, 150 ml de chá verde, goji berries.
  • Suco Detox Mineralização: 1/4 ou 1/2 de beterraba, 1/2 pepino, 1 folha de couve (caule ou as folhas verdes), o suco de 1 grapefruit, algumas gotas de suco de limão, 1/2 maçã, 1 talo de aipo 1/2 ramo de salsa, 150 ml de água, sementes de linhaça.
  • Suco Detox Vitaminado: 2 ou 3 cenouras, 1 maçã ou pêra, 1 xíc. de espinafre, 1/2 maço de coentro, algumas folhas de hortelã fresca, 1/2 pepino, o suco de 1/2 limão, 100 ml de água de coco, 1 colher de chá de semente de linhaça moída.
  • Suco Detox Energizante: 1/2 manga, 1/2 banana, 100 ml de mingau de aveia, 1 pedaço de chocolate amargo (70–76% de cacau), 2 ou 3 avelãs, 1 col. de sopa de farelo de trigo (ou farinha de aveia grão inteiro).

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Enviar