É sempre assim, a gente sempre  promete que vai fazer diferente e começar a se exercitar, não é mesmo? Se você também faz parte desse grupo e ainda não escolheu a atividade física que mais combina com você, a gente tem uma dica: Que tal correr?

Para te ajudar a decidir, a gente te ajuda a conhecer um pouco mais sobre esse esporte. Para isso, listamos uma série de benefícios, curiosidades e cuidados que qualquer corredor, ou aspirante a corredor, precisa saber. Confira.

Por que correr é bom?

  • É uma atividade de altíssimo gasto calórico que promove perda significativa de gordura;
  • Por ter alto impacto, é indicada na prevenção ou no tratamento da osteoporose;
  • Melhora o condicionamento físico e a condição cardiovascular;
  • Pode ser feita nos mais diversos ambientes, inclusive em viagens;
  • Pode ser feita sozinho ou em grupo;
  • Por ser uma atividade aeróbica, promove uma boa produção de serotonina e endorfina, que são substâncias químicas capazes de dar sensação de bem-estar;
  • Fortalece os músculos dos membros inferiores;
  • Melhora a autoestima e a qualidade do sono;
  • Facilita o transito intestinal;
  • Proporciona mais disposição no dia a dia.

Gostou dos benefícios, né? Mas é preciso ter alguns cuidados. Nem tudo são flores na corrida. Por ser uma atividade de altíssimo impacto, é importante que pessoas com problemas nas articulações evitem praticar. Além disso, a corrida exige muito do corpo, e por isso acaba provocando perda de massa muscular, o que não é interessante para o emagrecimento e dificulta a manutenção do corpo forte ao longo dos anos. Para evitar isso, é importante combinar a corrida com musculação, ginástica, pilates ou qualquer outra atividade de força.

E aí, se animou? Se você quer mesmo começar a correr, fique atento nessas dicas que vão te ajudar a ficar longe de lesões e fazer com que o esporte seja ainda mais prazeroso.

  • Escolha um tênis apropriado para corrida;
  • Use roupas leves, que permitam a evaporação do suor. Dessa forma é possível manter a temperatura do corpo em níveis desejáveis;
  • Inicie a corrida devagar. Aqueça seu corpo primeiro e gradativamente, vá aumentando o ritmo;
  • Se for correr ao ar livre, escolha os horários em que o calor seja mais ameno;
  • Hidrate-se antes, durante e depois da corrida;
  • Não corra em jejum. Opte por frutas, sucos ou torradas antes de começar a se exercitar;
  • Reserve um tempo do seu dia, dez minutos que seja, para se alongar;
  • Procure variar os tipos de solo. Alterne esteira, asfalto, terra batida e areia fofa, por exemplo. Dessa forma você reduz o impacto e trabalha de forma mais eficiente os músculos da perna;
  • Respeite os limites do seu corpo e interrompa a atividade se sentir qualquer dor ou desconforto.

Agora que você já sabe tudo sobre o esporte, basta se preparar, procurar um profissional responsável para preparar o seu treino e começar a se divertir!

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