Nem todos os alimentos tidos como saudáveis são uma boa opção para emagrecer ou evitar doenças relacionadas à alimentação. Confira alguns deles e não seja mais enganado!

Sucos de caixinha

Trocar o refrigerante por suco é um hábito que muitas pessoas buscam seguir, mas nem todos os sucos são tão saudáveis como dizem: Os sucos de caixinha contem uma quantidade grande de açúcar, e mesmo as versões light tem seus riscos como por exemplo apresentar uma grande quantidade de conservantes ( o que prejudica o funcionamento do instestino ) e também uma grande quantidade de sódio o que aumenta a retenção de líquido e deixa o corpo mais inchado. Além disso muitas vitaminas presentes nas frutas não resistem ao processo de industrialização e são perdidas, alguns fabricantes costumam fazer a adição das vitaminas depois para prolongar os benefícios mas ainda assim a quantidade é menor que a presente em sucos naturais. A melhor opção industrial é o suco de polpa já que seu processo de congelamento garante uma menor perda dessas vitaminas. Mesmo com os sucos naturais é preciso ter cuidado, utilizar uma grande quantidade de frutas na hora de fazer o suco pode gerar um alto acréscimo calórico na dieta, além disso o ideal é o suco ser consumido pouco depois de ser feito.

sucosChás em Lata

Chás em lata apresentam uma grande quantidade de açúcar e adoçantes muitas vezes semelhantes aos dos refrigerantes e possuem cafeína o que pode causar ansiedade, insônia e aceleramento no coração. Como possuem flavonoides que são substâncias antioxidantes que trazem uma série de benefícios ao nosso corpo  é recomendado que seja consumido de vez em quando.

Barrinhas de cereal

As barrinhas de cereal se bem escolhidas podem ser uma boa opção de lanche com baixas calorias mas nem por isso podem ser consumidas muitas vezes ao dia: Como a maioria dos produtos industrializados elas também possuem muitos conservantes e algumas uma alta quantidade de gordura saturada e sódio, não é só porque é uma barra de cereal que ela não vai engordar se tiver chocolate, não se engane! Além disso algumas possuem grãos processados ( como flocos de arroz ou aveia ) no lugar de grãos integrais, e muitas vezes esses grãos são juntados com substâncias como o xarope de glicose. É mais recomendado a ingestão de castanhas, nozes, amêndoas ou avelâs no lugar das famosas barrinhas.frutos gordos 3
Sopas em pó

Sopas são uma ótima opção para aqueles que buscam uma refeição com menor ingestão de calorias, porem as versões industrializadas que apenas requerem adição de água não são recomendadas: elas contêm muitos conservantes e muito sódio, algumas chegam até a ultrapassar o dobro da quantidade recomendada para um dia todo. Além disso elas não tem fibras e nutrientes bons.

Cereais Matinais

Assim como as barrinhas de cereal os cereais de caixinha também existem no mercado em grande váriedade e os mais saborosos são os menos saudáveis possuindo uma concentração calórica muito grande. A dica é comprar cereal sem a flavorização (nada de cereal de chocolate, aveia, mel e outros!) e adicioná-lo em alimentos que já fazem parte da dieta como iogurte, leite ou sucos naturais.IMG_20130807_165934

Chocolate diet

Assim como outros produtos diet esse chocolate é recomendado para aqueles que têm diabetes, o que significa que tem menos açúcar, mas cuidado! Ele é mais calórico que o chocolate normal já que para manter o sabor e a consistência a falta de açúcar é compensada com adição de gordura, por isso muitos médicos sugerem que diabéticos prefiram o chocolate meio amargo ou com 70% de cacau que por sua vez é um alimento repleto de benefícios.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Enviar