200261

Tão delicioso e saudável, o pão é parte integrante da cultura alimentícia de inúmeros países, para não dizer todos. Porém, apesar de ser bom e fazer bem, ele continua assustando muita gente preocupada em manter a forma que acabam se privando desta e de outras fontes de amido.

Afinal, é verdade ou mentira: pão só engorda e não é bom para a dieta? Podemos comê-lo ou não podemos? Ele faz engordar? Quantas calorias um pãozinho pode ter? O pão integral engorda menos? São as inúmeras e incansáveis perguntas sobre os possíveis benefícios e malefícios sobre o Pão Nosso de Cada Dia que saltam na cabeça de milhares de pessoas na hora de estabelecer uma dieta.

A respostas sobre o assunto são uma mistura de opinião com ciência da nutrição. Use o seu bom senso para chegar às suas conclusões.

Afinal podemos comer pão ou devemos deixar de lado essa tradição pelo bom funcionamento da dieta?

A verdade é que podemos, sim, continuar comendo pão. O pão é fonte de amido e de carboidrato, nossas principais fontes de energia e, também, é uma forte fonte de proteína, fibra e vitamina B. Por outro lado, o pão também pode ser lembrado por ser uma importante fonte de sal, o que em excesso pode ser maléfico.

Geralmente, não há contraindicações para a ingestão do alimento. Apenas pessoas intolerantes aos componentes do pão devem evitá-lo. Pessoas hipertensas devem consumir apenas pães com baixo teor de sódio.

Engorda? Tem quantas calorias? O integral é melhor? 

O pão em si não engorda. Porém, como qualquer outro alimento calórico, pode auxiliar no ganho de peso de consumido em demasia. Ou seja, se ingerido com moderação e sem muita gordura adicionada, não há riscos de ter que mudar o buraco do cinto e, ainda por cima, vai agradar as suas papilas gustativas enquanto se alimenta bem.

O pão possui cerca de 280 calorias a cada 100 gramas. Uma fatia generosa terá cerca de 40 g e em torno de 140 calorias. O pão integral pode ser considerado mais saudável se comparado ao branco, mas as calorias são semelhantes.

 

Qual pão escolher?

O melhor pão é o pão caseiro, artesanal, mais rústico, seja ele preparado com trigo, centeio, milho ou outras misturas. Ele pode conter apenas a farinha, a água, o fermento e opcionalmente o sal, as sementes, que será o suficiente para que ele seja delicioso e saudável. A beleza do pão está na simplicidade!

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Enviar